MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

sábado, 28 de novembro de 2009

Padroeira do Botafogo PB

NOSSA SENHORA DA PENHA


Proteção dos céus: Botafogo elege padroeira


João Pessoa, PB – A religiosidade chegou de vez à Maravilha do Contorno. O Conselho Deliberativo do Botafogo definiu a quem recorrer quando os problemas dentro de campo esteverem sérios demais.

Um requerimento foi aprovado transformando Nossa Senhora da Penha a padroeira e protetora do clube. Uma explicação sobre o motivo para esta escolha não foi dada, mas houve unaminidade na votação.

O nome vem em boa hora para o alvinegro da estrela vermelha já que entre novembro e dezembro acontecem os festejos para a santa na capital paraibana. Os botafogueses estão aproveitando e pedindo que o resultado do próximo domingo (29) seja do agrado da equipe.

“A benção dos céus é muito importante para quem quer chegar a algum lugar, então agora temos a quem pedir especificamente. Há quem não acredite, mas nós temos esta crença e vamos em frente com a força de Nossa Senhora”, falou Breno Morais, Presidente do Conselho Deliberativo.

O próximo compromisso do Botafogo será diante do Treze na Final da Copa Paraíba, no Estádio Ernani Sátiro, O Amigão, em Campina Grande. O time precisa de uma vitória simples para sagrar-se Campeão da competição, enquanto a equipe serrana tem a vantagem do empate.

Um pouco da história:

Existia no norte da Espanha uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na província de Salamanca, na qual o Rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros.

Por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas no dia 19 de maio, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha,em razão de uma guerra entre fanceses e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu. Após três dias de intensa caminhada, pela razão de segundo ele próprio, em seus êxtases ouvir sempre a advertência divina: "Simão, vela e não durma!" (pelo que passou a adotar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido), e escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.


Construiu Simão Vela uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha, e mais tarde ali foi construído um dos mais ricos e grandiosos santuários da cristantade.

História da Romaria em João Pessoa:

O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranqüilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.


Wênia Bandeira
Fonte:
Agora Esportes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!