O Botafogo estreou na Copa do Nordeste em Maceió, onde foi derrotado pelo CSA, por 3 a 0, em seguida o Alvinegro da Estrela Vermelha viajou até a cidade de Ceará-Mirim, onde ficou no empate de 1 a 1 com o Globo.
A primeira vitória do Botafogo pela Copa do Nordeste aconteceu diante a boa equipe do Atlético de Alagoinhas, no estádio Almeidão, em João Pessoa, pelo placar de 1 a 0. O resultado foi magrinho, mas serviu para motivar o elenco Botafoguense, que apesar de não ter vencido seus dois primeiros jogos, vinha apresentado um bom futebol, faltando apenas a chegada de um resultado positivo que pudesse coroar as boas apresentações do Maior da Paraíba.
O maior desafio do Belo até então veio no jogo seguinte, contra o time série A do Fortaleza, também realizado no estádio Almeidão. Foi um jogo difícil como era esperado, contudo, o empate diante a forte equipe cearense (1 a 1) acabou sendo injusto para o time do Botafogo, porque o Belo jogou melhor e merecia ter saído de campo com a vitória.
Sentindo-se confiantes depois do bom futebol apresentado no jogo contra a boa equipe do Fortaleza, o time do Belo seguiu para o Recife para enfrentar outro gigante do futebol nordestino, o Sport, de quem o Botafogo não conseguia derrotar dentro da Ilha do Retiro desde o ano de 1984.
Dessa forma, com os pés no chão e uma severa obediência tática, os comandados do professor Gerson Gusmão conseguiram superar o leão dentro dos seus domínios. Ao vencer o Sport por 1 a 0, além de somar mais três pontos na competição, o Belo quebrou um tabu que já durava 38 anos.
De volta ao Estádio José Américo de Almeida Filho (O Almeidão), sua casa, o time do Botafogo recebeu a equipe do Sergipe, para realizar um jogo remarcado, que deveria ter acontecido na primeira rodada desta Copa do Nordeste, no entanto, naquele momento o time sergipano alegou um número alto de atletas que haviam contraído o Covid, por essa razão o jogo foi remarcado. Mas essa alteração no calendário não foi muito boa para o Sergipe, que pegou o time do Belo embalado e acabou sendo goleado, por 3 a 0.
Com uma surpreendente ascensão nesta edição da Copa do Nordeste, o próximo jogo do Belo foi contra o Campinense, no Almeidão. Mas o clássico emoção terminou empatado, 1 a 1.
O último jogo da fase de grupos aconteceu em São Luís do Maranhão, contra a equipe do Sampaio Corrêa, e deu Belo de novo na cabeça, 2 a 0 para o Maior da Paraíba, que conseguiu classificação como segundo colocado do Grupo B, sendo o único representante da Paraíba nas quartas de final da Copa do Nordeste. Confira a Tabela de Classificação dos Grupos A e B (Fonte: Globo Esporte):
O jogo entre Botafogo-PB e Náutico está programado para esta quarta-feira, 23 de março, às 20h, no Estádio José Américo de Almeida Filho (O Almeidão).
Por Fábio Fernandes
Melhores Momento da Semifinal da Copa do Nordeste de 2019 (Botafogo-PB 2x1 Náutico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário