MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Universidade do Futebol - Princípios defensivos no futebol.


É inegável a importância do momento defensivo para se jogar um bom futebol, obter bons resultados, ou para se conseguir as duas coisas. Ao longo da história grandes equipes tiveram como base do seu sucesso uma boa defesa. O que é preciso para se defender bem? Qual a melhor plataforma tática para se defender? Quais os princípios defensivos mais importantes? É melhor marcar o homem ou o espaço?

A única certeza é que não existe apenas uma resposta certa para nenhuma das questões acima, até porque há casos de sucesso nas diferentes plataformas táticas, princípios defensivos e referências de marcação. O treinador deve acreditar em uma ideia de jogo que responda a estas (e outras) perguntas e treinar (bem) para que seus jogadores consigam executá-la com sucesso em campo.

Defender com qualidade é muito mais difícil do que parece. Defender com qualidade, para mim, significa recuperar a bola e criar meios para ficar com ela e organizar o ataque no menor tempo possível. Defender bem é a primeira etapa do bom ataque, uma coisa está presa a outra. Uma defesa bem posicionada em campo é um grande passo para uma boa transição ofensiva, o que aumenta as probabilidades de um bom ataque.

PRESSÃO AGRESSIVA NA BOLA

Uma boa defesa deve pressionar agressivamente a bola. Jogando em linha defensiva mais alta ou mais baixa, onde o treinador determinar que deva ser iniciada a pressão, o adversário não pode ter tempo e espaço para executar suas ações ofensivas.


COMPACTAÇÃO

Uma pressão agressiva à bola juntamente com linhas compactas (Goleiro-Defesa-Meio-Ataque) são fundamentais para se defender bem, independente da plataforma tática escolhida. Para se “compactar” com sucesso, a equipe tem que funcionar como uma unidade. Todos atacam e todos defendem.

Por exemplo, quando a equipe tem a bola e pretende avançar no campo de jogo do adversário, ou quando a equipe não tem a bola e quer fazer uma pressão mais intensa no campo de ataque, juntamente com a linha do ataque também avançam: a linha do meio, a linha da defesa e o goleiro.


Desta forma, do ponto de vista defensivo, a equipe consegue fazer rapidamente uma pressão organizada na bola ao perdê-la (diminuindo o tempo e o espaço do adversário), facilitando assim a recuperação da posse. O mesmo ocorre quando a equipe optar por manter a linha defensiva mais baixa, mais recuada, iniciando a pressão mais próxima ao seu gol. Neste caso, as linhas do meio e do ataque devem recuar e ficar próximas às linhas do goleiro e da defesa, diminuindo o espaço de jogo do adversário.


Pode-se concluir que, independente das plataformas táticas e referências de marcação (bola, homem e espaço), uma defesa que não ataca a bola e que suas linhas não estejam compactas, com pouco espaço entre elas, terá que contar com muita sorte para ter sucesso e certamente terá muita dificuldade nos jogos.


Por Alberto Tenan (mestrando em Treino Desportivo - ULHT – Lisboa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!