Palestra do treinador Marcelo Vilar do Botafogo-PB - Foto: Divulgação. |
Botafogo-PB:
Depois de uma cansativa viagem, a Delegação Botafoguense chega ao seu destino, à cidade de Sobral, interior do Ceará, local da segunda apresentação do Botafogo nesta edição da Copa do Nordeste.
Alheios às movimentações dos bastidores, os jogadores do Alvinegro da Estrela Vermelha estão tão somente focados na partida desta quinta-feira (23), programada para as 19h15, no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Junco), diante a equipe do Guarany de Sobral, em jogo válido pela 2ª Rodada, do Grupo D, da Copa do Nordeste.
Na 1ª Rodada, tanto o Botafogo como o Guarany estrearam empatando, pelo mesmo placar (1 a 1), contra Sport e Náutico respectivamente, de modo que o vencedor deste confronto entre Guarany e Botafogo ficará com a liderança do Grupo D, consolidando assim um importante passo rumo à classificação para a próxima fase da competição.
Para este jogo, o treinador Marcelo Vilar não poderá contar com três importantes jogadores do seu Elenco, o meia Doda e o atacante Frontini, que cumprem suspenção disciplinar, além do lateral esquerdo Celico, que está se recuperando de uma pneumonia.
Com os desfalques confirmados, provavelmente o time do Botafogo entrará em campo para enfrentar o Guarany com a seguinte formação: Rémerson; Ferreira, Magno Alves, André Lima e Luciano Amaral; Zaquel, Hércules, Pio e Lenilson; Warley e Rafael Aidar.
De acordo com a programação do Belo, o time deverá realizar um treino leve nesta quarta-feira, em seguida, concentração e repouso no Hotel até a hora do jogo.
Guarany de Sobral-CE:
A equipe do Guarany de Sobral estreou na Copa do Nordeste diante o Náutico, na Arena Pernambuco, onde conquistou um importante ponto fora de casa. Apesar de ter apresentado um volume de jogo superior ao time pernambucano, o time de Sobral não soube converter em gols as oportunidades, e acabou se contentando com o empate em 1 a 1. O jogo contra o Náutico aconteceu na segunda-feira, à noite, e a delegação do Cacique do Vale desembarcou em Sobral nessa terça, à tarde.
Para o jogo diante o Botafogo, é provável que o treinador Wladimir de Jesus repita a formação inicial do time que atuou contra o Náutico, com: André Zuba; Ivonaldo, Joécio, Juliano Gimenez e Zeca; Rodrigo, Zé Augusto, Elisvaldo Santos e Márcio Tarrafas; Adriano e Thiago Furlan.
Desse time, alguns atletas já passaram pelo futebol paraibano, por exemplo, o goleiro André Zuba, que foi reserva de Genivaldo no Botafogo em 2012; o meia Márcio Tarrafas, que atuou pelo Campinense em 2010 e pelo Sousa em 2013; além do atacante Adriano, que defendeu o Atlético de Cajazeiras nas temporadas de 2012 e 2013.
O modelo de jogo do Guarany de Sobral é bem parecido com o do Botafogo, no setor de meio, por exemplo, o treinador Wladimir de Jesus também gosta de atuar com três volantes, e só abre mão dessa segurança quando o adversário permite ou a necessidade de jogo obriga. No caso da partida contra o Náutico, o time pernambucano deixou o Guarany gostar do jogo, foi aí que o treinador Wladimir sacou o experiente Santos (volante/meia – 32 anos), para colocar o jovem atacante Wenderson (21 anos), foi quando a estrela do treinador brilhou, porque 1 minuto após a substituição o time do Guarany empatou a partida.
O sistema defensivo do Guarany deixa a desejar muito nas laterais, principalmente pela direita, que poderá ser bastante explorada pelo Botafogo, que se souber fazer vai provocar, com facilidade, um desequilíbrio numérico em seu favor, proporcionando acesso livre a meta do goleiro Zuba, que possui muitas qualidades, mas costuma sair mal do gol, principalmente nas bolas aéreas.
Outro recurso explorado pelo treinador Wladimir é notado quando ele coloca em campo o experiente meia Júnior Cearense (36 anos), que é um atleta de características habilidosas, protege muito bem a bola, pode segurar bastante o jogo, objetivando ganhar tempo, caso o placar interesse ao seu time no final da partida.
A forte marcação no setor de meio e uma saída rápida para o ataque constituem, sem dúvida, a principal virtude do time de Sobral, que possui muita obediência tática dentro das quatro linhas.
Por Fábio Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário