MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Olimpíada Escolar de João Pessoa reúne 2,2 mil atletas de 67 escolas




O prefeito Luciano Agra declarou oficialmente aberta a Olimpíada Escolar de João Pessoa, categoria 13 anos. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (29), no ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira, e contou com o desfile das delegações de atletas das escolas participantes, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta e apresentações de ginástica rítmica. As disputas nas modalidades coletivas e individuais começam no próximo domingo (2) e seguem até o dia 18 de junho. A competição, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), reúne 2.220 atletas de 67 escolas públicas e privadas.

Segundo Agra, essa é a primeira edição das Olimpíadas Escolares municipais para essa categoria e faz parte do conjunto de políticas públicas da gestão que estão sendo implantadas como incentivo para a área de esportes. “Existia uma lacuna muito grande no que se refere a competições dessa categoria e nós incluímos pela primeira vez essa olimpíada no calendário esportivo. Nossa intenção é fortalecer o desenvolvimento de atletas, um estilo de vida saudável não só físico, mas social”, afirmou.

Para o secretário de esportes Thiago Pacheco, a competição busca incentivar a iniciação da prática esportiva e treinar novas gerações que possam representar muito bem a Paraíba. “Grandes atletas começam com a formação e base escolar. A Olimpíada vai agregar atletas da faixa etária dos 9 aos 13 anos, resgatando a prática esportiva e incentivando a formação de cidadãos com valores”, frisou.

O coordenador de esportes da escola HBE, Harlen Vilarim, lembrou que através de disputas como esta é que se descobrem os grandes talentos do esporte. “A competição entre escolas desperta nos atletas iniciantes o interesse pela prática. Vivemos em um mundo hoje em que a internet ocupa o lugar do esporte na vida de muitas crianças e jovens, tornando-as sedentárias e ociosas, portanto precisamos incentivá-las a participar de eventos como este”, disse.

Desfile de abertura – A judoca paraibana Beatriz Villar foi responsável pelo acendimento da Pira Olímpica, que representa os ideais olímpicos no esporte. A atleta tem apenas 10 anos e já carrega um currículo invejável de títulos (Campeã Brasileira Região 2 – 2011, Campeã Seletiva Estadual – 2011, Tricampeã da Copa Igarassu-PE – 2009/ 2010/ 2011, Campeã da Copa Caruaru -2011), mas já sabe na ponta da língua o que conquistou através do esporte: “saúde, educação e disciplina”, elencou.

A ginasta Tamires Azevedo, 10 anos, fez o juramento do atleta e afirmou está muito orgulhosa por poder representar todos os atletas participantes em um momento tão importante. “Esse é mais um incentivo a minha carreira enquanto ginasta e eu desejo que a competição aconteça de forma saudável, com ética e respeito entre os participantes”, definiu.

Inclusão Social – A PMJP, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, está investindo em políticas públicas de inclusão social através do esporte, com o objetivo de fortalecer o esporte amador e contribuir para o desenvolvimento de atletas.

De acordo com Thiago Pacheco, um dos principais focos é resgatar a prática esportiva, estimulando a qualidade de vida e o desenvolvimento de valores. “Através de competições como esta e da prática diária do esporte, as crianças e jovens aprendem a obedecer regras, ter disciplina, o valor da amizade, aprendem a vencer e a perder e muito mais. Além disso, é fundamental na prevenção dos riscos que ameaçam a juventude como a violência e o consumo de drogas”, elencou.

Competições esportivas – A Olimpíada Escolar de João Pessoa será disputada nas seguintes modalidades: voleibol, handebol, basquete, futsal, xadrez, atletismo, natação, judô e ginástica rítmica. As disputas começam no próximo domingo (2) para os atletas da natação e xadrez, na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede) e Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, respectivamente.

No dia 4 de junho iniciam os jogos na modalidade futsal, no Colégio da Polícia Militar, no Valentina, e no ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira.

Até o dia 18 acontecem ainda as disputas de handebol (Colégio Pio X e Colégio Motiva), vôlei (João XXIII), basquete (Pio X), ginástica rítmica (Centro Administrativo Municipal) e atletismo (Unipê).


Fonte: Site Oficial PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!