MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LATERAL OU ALA?

AS POSIÇÕES DOS JOGADORES: “LATERAL” OU “ALA”?


Que maravilha! Quando o nome ajuda, tudo fica fácil! É óbvio que o lateral é aquele jogador que joga na lateral do campo, certo? Sim, e, além disso, normalmente é ele quem cobra os arremessos laterais. Mas qual a diferença entre o ala e o lateral? Será que são apenas dois nomes para a mesma função? Com certeza não. Os laterais fazem parte da linha defensiva, enquanto os alas são jogadores de meio campo e não tem que se preocupar tanto com a marcação.

Para que os alas possam ir ao ataque com maior liberdade, é muito comum utilizá-los em esquemas com 3 zagueiros e/ou com volantes que façam a cobertura nos flancos do campo. Os laterais também vão ao ataque, mas normalmente isso acontece alternadamente (quando o esquerdo sobe, o direito fica próximo aos zagueiros e vice-versa). Nada impede que o técnico dê liberdade aos seus laterais e retire suas obrigações defensivas, mas neste caso talvez seja mais interessante passar a considerá-los como meio-campistas, ou seja, alas, mesmo que a equipe esteja jogando com apenas 2 zagueiros!

Utilizando o esquema tático 1-3-5-2, por exemplo, os laterais exercem a função de alas, chegando com frequência ao ataque, ajudando o setor ofensivo, sem tanta preocupação com a marcação, já no esquema 1-4-4-2, o lateral tem a função de conter os avanços dos atacantes adversários pelos flancos do campo, atuam exercendo uma forte marcação e, como já foi dito, só podem subir ao ataque de forma alternada, recebendo a devida cobertura.

Analisando o comportamento de cada jogador atuando como lateral ou ala, podemos concluir que é muito difícil encontrarmos jogadores que possuam ambas as características, defensor e apoiador ao mesmo tempo. O ideal seria o treinador possuir um jogador nato para cada função tática, seja ele um ala exercendo a função de ala ou um lateral exercendo a função de lateral.

O improviso no futebol nem sempre dá certo, todavia, o treinador muitas vezes tem que se virar para poder fazer com que sua equipe possa atuar de forma positiva no esquema tático definido por ele.

No caso do Botafogo-PB, as últimas experiências utilizando meias para atuar como laterais ou alas foram desastrosas. Outra posição muito penalizada no Botafogo-PB ultimamente foi a de meio campista, com poucos jogadores natos no elenco para esta posição, vimos várias formações do Botafogo-PB com volantes improvisados como meias... Foi terrível.

Com o time do Botafogo-PB em fase de formação, com várias contratações em andamento, o mínimo que a diretoria poderia fazer seria colocar desde o início, “cada macaco em seu galho”, a fim de que o treinador não venha a ser chamado de “burro” pelo torcedor, quando ele vier a fazer malabarismo em suas escalações, para que seu time possa por em prática suas orientações táticas.

É isso aí, estaremos de olho nas características de cada jogador, sua obediência tática, seu condicionamento físico, seu comprometimento e respeito para com a comissão técnica, diretoria, torcida e, principalmente, com a camisa do Botafogo-PB, um time acostumado a conquistar títulos e dono da história mais gloriosa do futebol paraibano.

Quando tivermos alguma observação estaremos repassando para os nossos leitores o nosso ponto de vista. Aguardem!


Fábio Fernandes


Colaboração: Futebol Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!