MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Botafogo passa pelo Náutico e vai pegar o Fortaleza na grande Final da Copa do Nordeste


Botafogo-PB 2x1 Náutico-PE (Foto: Paulo Cavalcanti)

Uma grande noite para a Nação Botafoguense foi a dessa quinta-feira (09/05), em que lotou as dependências do Almeida Filho para ver o Belo conquistar uma classificação inédita para a Final da Copa do Nordeste.

Se de um lado das semifinais o Botafogo venceu o Náutico por 2 a 1, na outra, o Fortaleza passou pelo Santa Cruz, vencendo a cobra coral pernambucana por 1 a 0. Sendo assim, Paraíba e Ceará estarão muito bem representados na grande Final da Copa do Nordeste 2019, com Botafogo e Fortaleza, que farão o primeiro jogo em Fortaleza-CE, no dia 22 de maio, e o jogo de volta em João Pessoa-PB, no dia 29 de maio.

O time do Botafogo chega à final desta Edição da Copa do Nordeste de forma invicta, tendo realizado a seguinte campanha: Botafogo-PB 0x0 Santa Cruz-PE; Salgueiro-PE 1x1 Botafogo-PB; Botafogo-PB 1x0 Fortaleza-CE; Sergipe-SE 1x2 Botafogo-PB; Vitória-BA 1x3 Botafogo-PB; Botafogo-PB 2x0 Altos-PI; Botafogo-PB 1x0 Sampaio Corrêa-MA; CRB-AL 0x0 Botafogo-PB; Botafogo-PB 3x1 CSA-AL e Botafogo-PB 2x1 Náutico-PE. Foram 10 jogos, com 7 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Incrível...

Dessa forma, por apresentar melhor campanha que o time do Fortaleza, o Botafogo terá a vantagem de realizar o segundo e decisivo jogo dentro de casa, no Estádio José Américo de Almeida Filho (O Almeidão), diante a sua Fiel Torcida, que promete incentivar, apoiar e vibrar com o Belo do início ao fim desta grande Final.

Mas, enquanto o dia do primeiro jogo da Final contra o Fortaleza não chega, vale à pena fazer alguns comentários sobre a emocionante semifinal entre Botafogo e Náutico:

Vamos começar pela surpreendente atuação do lateral direito do Belo, Israel, que inclusive “queimou a minha língua”, uma vez que no texto anterior eu escrevi que o Israel precisava ainda ser mais lapidado, para que pudesse assumir a posição de titular no time do Botafogo. Contudo, pelo o que todos puderam ver, o Israel arrebentou nesse jogo contra o Náutico, jogou futebol de gente grande e foi considerado pela maior parte da imprensa paraibana, o melhor jogador em campo.

Outros dois atletas que sofreram com as minhas críticas no texto anterior foram, o lateral esquerdo Fábio Alves e o atacante Nando, mas, sob minha ótica, nessa partida contra o Náutico, ambos contribuíram de forma bastante positiva com o time, a fim de que a vitória do Botafogo pudesse ser construída e consolidada após o apito final desse jogo.

Não vejo a penalidade desperdiçada pelo lateral Fábio Alves nesse jogo contra o Náutico como um fator que possa anular tudo o que este atleta conseguiu desenvolver durante os 90 minutos de bola rolando. Acredito que o problema de penalidades desperdiçadas por vários atletas do Botafogo, inclusive desde o ano passado, seja mais um problema de falta de treinamento aprofundado neste fundamento, aliado a uma suposta falta de orientação psicológica direcionada aos atletas nesse sentido. Senão vejamos, por que Marcos Aurélio e Nando, considerados batedores de pênaltis oficiais do Botafogo, deixaram de bater pênaltis depois que desperdiçaram algumas oportunidades, fato esse que colocou o lateral esquerdo Fábio Alves para efetuar tais cobranças...

Pois é, ao invés de trabalhar o emocional dos atletas e reforçar o treinamento do fundamento cobrança de pênaltis junto aos atletas considerados cobradores oficiais do time, o Botafogo saiu atrás de outro batedor de pênalti que pudesse se tornar um batedor oficial. Não aprovo nem desaprovo as medidas tomadas por quem vive o dia a dia do Clube, mas acredito que tem algo errado nisso, que precisa ser identificado, a fim de que uma simples cobrança de pênalti não se torne, toda vez, um tormento para torcedores e atletas do Botafogo.

Com relação ao atacante Nando, impossível não enaltecer a importância do gol assinalado por ele no jogo dessa quinta-feira contra o Náutico, porque foi fundamental para que o Belo conseguisse essa belíssima vitória. Contudo, as chances de gol desperdiçadas pelo Nando no decorrer dos jogos, não podem ser ignoradas, de modo que só uma coisa poderá resolver isso, treino, seguido de treino e concluindo com mais treino. O atleta tem que ser mais cobrado, enquanto ainda dá tempo corrigir.

Com relação ao conjunto comandado pelo professor Evaristo Piza, pode-se dizer que é um time de guerreiros, que jogam de forma aguda, sem medo de ser feliz, indo para o ataque, procurando envolver o adversário o tempo todo, e isso tem agradado bastante ao Fiel Torcedor do Belo.

O próximo compromisso do Botafogo é válido pela 3ª Rodada da Série C do Brasileirão, e está programado para esta segunda-feira (13/05), às 20h00, no Estádio José Américo de Almeida Filho (O Almeidão). Será uma boa oportunidade para que o Belo possa emplacar a sua primeira vitória nesta Série C, uma vez que o time comandado pelo professor Piza vem de dois empates, diante o Ferroviário e o Sampaio Corrêa. Sendo assim, espera-se que o Belo possa se revestir da força e motivação que iluminaram o time na vitória contra o Náutico pela Copa do Nordeste, e entre em campo contra o Santa Cruz totalmente determinado a vencer, para que o sonho do acesso à Série B possa se tornar uma realidade para o Maior da Paraíba.


Por Fábio Fernandes


TV BELO OFICIAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!