Na noite dessa quarta-feira (14), no Estádio Almeidão, Botafogo-PB e Santa Cruz-PE se enfrentaram pela 2ª fase da Copa do Brasil, jogo de ida, e o resultado de 1 a 1 deixa a decisão em aberto para o jogo de volta, em Pernambuco, programado para o dia 23 de julho, com local ainda por ser definido pela CBF.
O time do Botafogo entrou em campo com três desfalques, Doda no meio de campo e a dupla de ataque, Rafael Aidar e Frontini, o que provocou uma significativa mudança na forma de jogar do time paraibano, haja vista que os atletas substitutos possuem características diferentes, o que obrigou o treinador Vilar a mexer no desenho tático do time. Do outro lado, apenas o atacante Flávio “Caça Rato” figurou como desfalque significativo para o time pernambucano, mas isso não chegou a comprometer a organização tática do Santa Cruz nesta partida.
O Jogo:
O Santa Cruz abriu o marcador aos 15’ do primeiro tempo, através do atacante Pingo, que soube aproveitar um cruzamento preciso do meia Carlos Alberto, que fez uma bela jogada individual pela esquerda, chegou à linha de fundo e meteu voltando, rasteiro, para encontrar o atacante Pingo, de frente para o gol, aí foi só completar para o fundo da meta. Botafogo-PB 0x1 Santa Cruz-PE.
O empate do Botafogo aconteceu seis minutos depois, através do meia Lenilson, que após receber um belo passe do atacante Warley, na entrada da grande área, ajeitou a pelota e bateu com estilo, no ângulo superior esquerdo do goleiro Tiago Cardoso, um verdadeiro golaço. Botafogo-PB 1x1 Santa Cruz-PE.
O Botafogo teve a chance de virar o placar aos 27’, quando o volante Zaquel roubou a bola no meio de campo, invadiu pela intermediária, e serviu o meia Leomir pela esquerda, que se livrou do marcador e bateu forte, com efeito, mas, caprichosamente a bola explodiu no travessão.
As coisas começaram a se complicar para o Botafogo aos 33’, quando o lateral Celico torceu o tornozelo esquerdo e teve que ser substituído, no seu lugar o treinador Vilar colocou o garoto Marcílio, que taticamente não correspondeu ao esperado, e o time do Botafogo apresentou uma queda de rendimento até o final da primeira etapa.
Para o segundo tempo, as equipes retornaram com a mesma formação que terminaram a etapa inicial.
O time do Santa Cruz voltou com a mesma pegada, e chegou a desperdiçar duas boas oportunidades, aos 5’, quando o atacante Pingo tabelou com o meia Carlos Alberto e desferiu um chute forte, da entrada da grande área, para um boa defesa do goleiro Genivaldo, que soube fechar bem o ângulo de finalização do atacante, e aos 7’, quando Carlos Alberto pegou uma bola pela esquerda, invadiu a área na diagonal e chutou com força, rasteiro, a pelota pegou no pé do poste direito do goleiro Genivaldo, quase...
O Botafogo voltou a reagir e igualar as ações depois dos 14’, quando o treinador Vilar corrigiu a substituição que não deu certo, então, sacou o garoto Marcílio e colocou o experiente Isaías para cobrir a lateral esquerda.
Contudo, só depois da entrada do atacante Thiaguinho no lugar do também atacante Warley, aos 28’, é que o time do Botafogo começou a levar mais perigo a defensiva do Santa Cruz.
Aos 33’, Lenilson ajeitou para Pio, que de fora da área acertou um belíssimo chute, a pelota tinha endereço certo, no ângulo superior esquerdo do goleiro Tiago Cardoso, que efetuou uma defesa extraordinária. No lance seguinte, o meia Leomir recebeu pelo lado direito, nas proximidades da quina da grande área, de onde bateu com muita propriedade, a bola viajou pelo alto, raspou no travessão e se perdeu pela linha de fundo, quase...
Aos 37’, lance polêmico, Pio cobrou uma falta de longa distância para a área do Santa Cruz, o zagueiro Magno Alves desviou de cabeça e fez o gol para o Botafogo, mas o árbitro assistente nº 2, Sr. Aelson Mariano Campelo Gomes, levantou o bastão sinalizando impedimento no lance, prontamente o árbitro central, Sr. Ranilton Oliveira de Sousa, anulou o gol de virada do time paraibano.
No final da partida, o time do Botafogo se mostrou mais ofensivo, mas o sistema defensivo do Santa Cruz soube oferecer resistência às investidas dos donos da casa. Final: Botafogo-PB 1x1 Santa Cruz-PE.
Para o jogo de volta em Pernambuco, previsto para o dia 23 de julho, com local ainda por ser definido pela CBF, o resultado de 0 a 0 classifica o Santa; no caso de 1 a 1, a decisão irá para os pênaltis; empate a partir de 2 gols, classifica o Botafogo; e vitória para qualquer um dos lados, por qualquer placar, classifica a equipe vencedora para a próxima fase da Copa do Brasil.
Por Fábio Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário