A ansiedade é grande por parte da Torcida e de todos que fazem o Botafogo Futebol Clube, afinal de contas a partir das 17h00 deste domingo, 6 de janeiro, no Estádio Municipal Leonardo Vinagre da Silveira (Arena da Graça), o Alvinegro da Estrela Vermelha vai estrear no Campeonato Paraibano 2013, diante a forte equipe do CSP.
A expectativa é de um grande jogo, porque se do lado Botafoguense grandes nomes do cenário esportivo nacional estarão vestindo as cores do Belo, por parte do CSP o conjunto faz a diferença, porque o Tigre possui um elenco acostumado a trabalhar junto, e que vem da conquista do título da Copa Paraíba sobre o próprio Botafogo.
O Botafogo, através do treinador Marcelo Vilar com o apoio da diretoria do clube, buscou formar um elenco priorizando a contratação de jogadores que já trabalharam com o treinador Vilar em outros clubes, exatamente para minimizar o fator entrosamento, haja vista que uma pré-temporada de 45 dias, por mais bem trabalhada que a mesma seja, não é o suficiente para que um grupo totalmente heterogêneo possa alcançar o nível de entrosamento desejado para se iniciar uma competição tão acirrada, como costuma ser o Campeonato Paraibano.
Prevejo um início de jogo nervoso, com as equipes procurando encaixar as determinações táticas dos seus respectivos treinadores, e muito truncado, principalmente no setor de criação, devido às dimensões reduzidas do campo da Graça. O espetáculo pode perder muito em sua plástica com isso. Contudo, a velocidade dos jogadores e o bom aproveitamento das bolas paradas podem dar alegrias para a torcida do time que souber converter em gols as jogadas de contra-ataques e as cobranças de faltas próximas a grande área.
O segredo de atuar em um campo como o da Arena da Graça está na forte marcação, porque uma bola roubada pode definir o jogo, e depois que um time abre o marcador e se tranca lá trás, adeus, porque fica muito difícil de encontrar espaços em um campo estreito e com uma defesa bem postada.
Pela qualidade do plantel montado pelo Botafogo e, principalmente, pelo futebol apresentado nos jogos amistosos disputados nesta pré-temporada, o time do Botafogo poderia até ser considerado favorito para este jogo, mas, em se tratando de um jogo no campo da Graça o Torcedor Botafoguense pode esperar de tudo.
A arbitragem deste jogo vai ficar por conta do Sr. Clizaldo Luiz Maroja, auxiliado por Broney Machado e Oberto Santos. O trio tem qualidade, mas o que pode atrapalhar o correto andamento do jogo é apenas o controle emocional do Sr. Clizaldo, que visivelmente prejudicou o Botafogo no último jogo em Campina Grande diante o Treze, válido pela Taça Paraíba, onde o mesmo não aplicou os mesmos critérios para ambas as equipes. Entretanto, esperamos que o mesmo tenha revisto os seus conceitos de lá pra cá, e com a entrada do ano novo possa fazer uma arbitragem tranquila, renovada sob todos os aspectos, principalmente sem nenhuma mágoa do Botafogo Futebol Clube, a instituição, já que as pessoas passam, mas, a instituição permanece.
Finalizando, a diretoria de marketing do Botafogo estará logo cedo na entrada do Estádio da Graça, com uma equipe montada para receber os alimentos não perecíveis e/ou os 5 litros de água mineral, referente à Campanha SOS SECA, promovida pelo Botafogo Futebol Clube, com o objetivo de ajudar as vítimas da seca na Paraíba. A diretoria do Botafogo convoca os torcedores que forem ao Estádio da Graça para que possam levar pelo menos 1 kg de alimento não perecível e/ou 5 litros de água mineral. Seja um Torcedor Solidário, colabore para amenizar a difícil situação por que passam as vitimas da seca em nosso Estado.
Por Fábio Fernandes
Belo dia pra vc Fábio, Excelente post. está cada vez melhor(rsss), nunca é d+ convidar a torcida a lotar o estádio e incentivar do começo ao fim, tudo na paz óbvio. Vamos atropelar Belooo!!!
ResponderExcluir