O modelo do novo uniforme do Botafogo-PB, com as listras finas, faz alusão ao uniforme usado pelo time no final dos anos 60, quando conquistou o Tricampeonato de 1968, 1969 e 1970 (Invicto). Uma época romântica do futebol, quando se jogava por amor ao clube, e os jogadores eram identificados como fiéis torcedores das suas respectivas agremiações.
Neste período de glórias para o Belo ficou registrado o nome do maior artilheiro da história do Botafogo Futebol Clube, Chico Matemático, que chegou a marcar 107 gols vestindo o manto sagrado do time estrelado da capital paraibana, e até os dias de hoje o mesmo é reconhecido como um grande torcedor do Botafogo-PB.
Naquela época, o Botafogo-PB ainda teve outro grande ídolo, o Nininho, conhecido como o “Fiapo de Ouro”, que em 1969 teve complicações após uma cirurgia e veio a falecer precocemente, deixando um eterno vazio no coração de todos. Também no ano de 1969 o Botafogo-PB conquistou o Quadrangular “Saudades de Nininho”, um título que honrou e homenageou um dos maiores craques que já vestiu o manto sagrado do maior e mais vitorioso clube do estado da Paraíba.
1968 - Em pé: Telino, Valdeci Pereira, Fernando, Lúcio Mauro, Paizinho, Valdo / Agachados: Nide, Dissor, Zito Camburão, Valdeci Santana e Nininho.
1969 - Em pé: Zezito, Paizinho, Fernando, Nininho, Lúcio Mauro, Lando / Agachados: Trial, Chico Matemático, Valdeci Santana, Lelé e Pibo.
1970 - Em pé: Paulinho, Zé Roberto, Chico Matemático, Capelense, Saulo, Marco Antonio / Agachados: Jerônimo, Lula, Walter Moreira, China e Valdinho.
Fotos: Colaboração Dr. Assis
Fábio Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário