MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

MOSTRA CULTURAL DO PETI REÚNE TRABALHOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:


A I Mostra Cultural do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) será aberta nesta quarta-feira (14), às 14h, na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes. O evento, que segue até esta quinta (15), é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Com o tema "Meio Ambiente – Diferentes ambientes”, a mostra é o resultado das oficinas realizadas durante todo o ano com as crianças e adolescentes atendidos nos 27 núcleos do Peti. Estão programadas apresentações de percussão, flauta, violão, coral, teatro, dança popular, break, além da exposição de trabalhos de artes visuais, entre outros.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, o talento desses meninos e meninas precisa ser reconhecido como um caminho seguro para trabalhar a estruturação da personalidade, diante das circunstâncias que as levam ao trabalho infantil e a outras formas de violação dos seus direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"As linguagens da arte e da cultura são instrumentos preciosos de inclusão social, são estratégias pedagógicas para o combate ao trabalho infantil na cidade de João Pessoa. Nesses dois dias estaremos mostrando o que os nossos educadores e educadoras estão desenvolvendo cotidianamente nos núcleos do Peti espalhados pela cidade", destacou o secretário.

Apresentações artísticas – Na área de dança e teatro, haverá a apresentação de 12 grupos. Na música, os grupos de percussão, flauta e canto se uniram para montar um show onde interpretarão músicas do CD do Peti e de outros compositores paraibanos, como Adeildo Vieira, Dida Fialho, Milton Dornelas, Pedro Osmar e Antônio Barros e Cecéu.

"Estes artistas foram levados até os núcleos do Programa através do Projeto Canta Paraíba, ocasião em que transversalizamos a música de compositores paraibanos nas atividades pedagógicas desenvolvidas com os meninos e meninas”, explicou a coordenadora do Peti, Catarina Arruda.

Artes Visuais – Outro destaque da mostra será a exposição das embarcações militares produzidas durante o projeto "Navegar é preciso, Reciclar é possível”, do artista plástico Hélio da Costa Silva, e desenvolvido com as crianças e adolescentes do Peti Mussumago. São 20 navios que receberam de seus criadores nomes de cidades paraibanas, praias e estados.

Também serão expostas telas produzidas na oficina de artes plásticas no Peti do Bairro São José, sob a orientação da artista plástica Dulce Abstrato, que retratam o bairro de diferentes ângulos. O acervo conta ainda com fotografias, trabalhos em cerâmica, desenhos e objetos produzidos a partir de material reciclável.

Segundo coordenadora do Peti, a realização dessas atividades colabora para o aumento da autoestima desses jovens, que vivenciam na prática a magia do fazer artístico. "A raiz da palavra cultura é cultivo. Cultivar saberes e fazeres é produzir e, ao mesmo tempo, desfrutar de cultura. Desfrutar e produzir, esse foi o nosso objetivo durante todo o processo de construção dessa Mostra Cultural e a mensagem que queremos passar para os expectadores”, observou Catarina Arruda.


Fonte: SECOM-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!