MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PMJP PARTICIPA DE OFICINA PARA CONHECER MELHORIAS EM ARQUIVOS PÚBLICOS:


Com o objetivo de disseminar o conhecimento arquivístico e fortalecer o sistema nacional, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelos arquivos públicos aos governos dos estados e aos cidadãos teve início na tarde de terça-feira (29) as Oficinas Técnicas do Conselho Nacional de Arquivologia (Conarq). O evento que é realizado pela Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em parceria com o órgão nacional se estende até a sexta-feira (2), no auditório da PBtur.

Na abertura do evento, o prefeito Luciano Agra foi representado pelo chefe de Gabinete e porta voz da Prefeitura Raoni Mendes. Também estavam formando a mesa de abertura, o secretário adjunto da Secretaria de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco e a secretária de Administração (Sead), Laura Farias.

No seu discurso, Raoni Mendes falou sobre a palestra de abertura que seria proferida logo e seguida pela conselheira da Conarq, Maria Izabel de Oliveira. "A representante do Conselho Nacional de Arquivologia, traz para nós um tema interessante que é a preservação do passado, para planejar o futuro. E é justamente isso, que o nosso prefeito Luciano Agra tem feito com toda a cidade. Não apenas quando se trata de arquivos públicos, preservando essa memória de processos, mas também, em toda a urbanização da Capital. Então, é um processo completo de buscar trazer as memórias históricas de João Pessoa e preservá-las. E que essas Oficinas tenham êxito no final, com um resultado prático para o dia-a-dia da cidade”, explicou.

Participantes – O arquivista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcio Palmeira, falou da importância de participar de um evento como esse. "Para mim é importante o intercâmbio para os profissionais evoluírem na questão do ensino da Paraíba. Sem falar no contato com profissionais do Arquivo Nacional, Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, criando uma rede de contatos”, ressaltou Márcio.

A estudante de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Priscilla Gomes, disse que a presença dos representantes do Conselho Nacional de Arquivologia é de suma importância para os participantes. "Eu quero aprimorar meus conhecimentos da área e também colocar algumas críticas acerca de algumas práticas e tomar algumas posições e alguns direcionamentos, para seguir na carreira”, explicou Priscilla.

Na palestra de abertura, Maria Izabel de Oliveira, falou sobre o tema 'Arquivo público como instrumento de gestão, transparência e eficiência: um dever do poder público e um direito do cidadão'. A conselheira explicou os procedimentos de gestão, transparência e eficiência que devem ser aplicados na organização dos arquivos públicos. "Tudo que é feito com o dinheiro público dos nossos impostos, tem que ser mostrado com transparência. Desde 1980, os arquivos foram reconhecidos como instrumentos de apoio à Administração Pública”.

Duas oficinas técnicas serão realizadas entre a quarta-feira (30) de novembro e a sexta-feira (2) de dezembro: Oficina Técnica sobre Reformatação e Preservação de Acervo Documental Arquivístico, com o palestrante Gerson Pereira; e a Oficina Técnica sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), com Cristina Ruth Santos.

O evento é destinado a estudantes de Arquivologia, arquivologistas, professores, juízes e gestores públicos. O auditório da PBTur fica na Avenida Tamandaré, 100, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.


Fonte: SECOM-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!