Aconteceu na noite dessa quarta-feira (16), no estádio Almeidão em João Pessoa, quando na oportunidade o Botafogo da Paraíba venceu o Vitória da Bahia pelo placar de 3 a 1. Foi o jogo de ida entre as equipes, válido pela Copa do Brasil, o jogo de volta acontecerá no estádio Barradão em Salvador, no dia 23 de fevereiro.
A vitória sobre o Vitória foi muito comemorada pela torcida botafoguense, que compareceu em bom número aquela casa de espetáculo, e foi exatamente o que o torcedor viu no futebol apresentado pelo Botafogo diante o Vitória, um verdadeiro espetáculo. Com uma obediência tática impressionante, os comandados do treinador Paulo Moroni do Botafogo surpreenderam os comandados do treinador Antônio Lopes do Vitória.
No primeiro tempo o Botafogo estava conseguindo desarticular todas as armações de jogadas do Vitória, entretanto, encontrava muita dificuldade para sair para o jogo, devido à forma com que esse intento estava sendo perseguido, muitos passes errados.
O Vitória chegou algumas vezes com perigo através de lances com a bola parada, porem o goleiro Genivaldo do Botafogo, em uma noite brilhante, conseguiu segurar firme todas as investidas. Já o Botafogo não estava conseguindo encaixar os seus contra-ataques, devido a forte marcação da zaga do Vitória.
Muitas faltas deixaram de ser marcadas em favor do Botafogo, por outro lado, o árbitro aspirante FIFA, Sr. Cláudio Mercante (PE), se deixou levar pelo cai-cai do time do Vitória, os jogadores do Botafogo não podiam sequer encostar, que o árbitro pernambucano assinalava falta, lamentável a arbitragem do Sr. Cláudio Mercante.
Como a incompetência para mexer no marcador foi distribuída em partes iguais para ambas as equipes, o resultado do primeiro tempo acabou com um 0 a 0.
Na volta para a segunda etapa, as equipes retornaram com a mesma formação que acabaram o primeiro tempo.
No primeiro minuto de jogo do segundo tempo, o Botafogo disse para que veio, o meia André Oliveira cobrou uma falta pelo lado direito do seu ataque, a pelota viajou até a área para encontrar o zagueiro Henrique, que se livrou da marcação e cabeceou firme, no canto direito do goleiro Viafra, que nada pode fazer. Botafogo 1 a 0.
Notadamente, o time do Botafogo retornou para o segundo tempo com muito mais atitude, parece que o treinador Paulo Moroni, nos vestiários, deu uma injeção de ânimo em cada jogador do seu time. O Botafogo foi para cima do Vitória, que ficou acuado no seu lado do campo.
O Vitória quase chegou ao gol de empate aos 7 minutos, quando o jogador Uelliton acertou uma bomba da entrada da grande área, o goleiro Genivaldo se esticou todo para mandar a bola para escanteio.
O domínio territorial do Botafogo ficou claro, quando aos 15 minutos, o meia André Oliveira tocou para o atacante Paulinho Macaíba, ele invadiu pelo meio em direção ao gol de Viafra, na sequência, Macaíba vê Chapinha entrando livre pelo lado esquerdo da zaga do Vitória, deu um passe açucarado, Chapinha entrou de cara com o goleiro Viafra, que ao sair para fechar a meta, tomou um gol por cobertura. Um verdadeiro gol de placa. Botafogo 2 a 0.
Aos 17 minutos, o jogador Ernani do Vitória foi substituído por Edson, com isso o Vitória conseguiu chegar mais na frente.
Aos 22 minutos, Neto serviu Edson, que nas proximidades da linha frontal da grande área, chutou forte, por cima da meta defendida por Genivaldo.
Depois do segundo gol do Botafogo o Vitória cresceu mais no jogo, todavia, faltava afinar o passe final. A zaga do Botafogo estava conseguindo impedir o avanço das jogadas de criação do Vitória, foi aí que o time baiano começou a tentar chutar de fora da área, tentativas em vão, haja vista que o Paredão botafoguense Genivaldo estava pegando tudo.
Aos 31 minutos, quase que o meia André Oliveira marcou mais um para o Botafogo, o mesmo saiu costurando a zaga do vitória, porem desafinou na hora da conclusão.
Aos 39 minutos, depois de um bate-rebate dentro da zaga do Botafogo, o Sr. Cláudio Mercante, árbitro de Pernambuco, viu pênalti de Charles Vagner sobre o atacante do Vitória. O goleiro Viafra do Vitória foi lá e converteu, a bola entrou pelo lado direito de Genivaldo. Botafogo 2 a 1.
Os minutos finais do jogo foram de muita emoção, o Vitória partiu para o tudo ou nada, em busca do empate, já o Botafogo estava muito consciente, e conseguiu se segurar.
O quarto árbitro, Sr. João Bosco Satyro (PB), levantou a placa com 4 minutos de acréscimo, e foi aos 48 minutos que o Botafogo conseguiu dar números finais ao espetáculo, quando o lateral Wálber, que entrara no lugar de Parral, sassaricou para cima da marcação e cruzou na área, na medida para o atacante Paulinho Macaíba, que cabeceou para o fundo das redes do goleiro Viafra. Botafogo 3 a 1.
O Vitória bateu o centro e o jogo acabou. Um explosão de alegria tomou de conta das arquibancadas do estádio Almeidão, como há muito tempo não se via. O Botafogo desta vez venceu e convenceu.
Ficha técnica:
Jogo: Botafogo PB 3x1 Vitória BA
Data: 16 de fevereiro de 2011
Hora: 20:00h
Local: Estádio Almeidão (João Pessoa)
Competição: Copa do Brasil (jogo de ida)
Arbitragem:
AC: Cláudio Mercante (Asp. FIFA)
A1: José Pedro Wanderley (PE)
A2: Paulo Sérgio Stefanelo (PE)
R3: João Bosco Satyro (PB)
Botafogo:
1- Genivaldo
2- Parral (15 Wálber – 2T, 41 min.)
3- Henrique
4- Ricardo Mamborê
5- Charles Vagner
6- Rogerinho
7- Alysson
8- Célio (16 Ivan – 2T, 27 min.)
9- Paulinho Macaíba
10- André Oliveira (17 Miltinho – 2T, 41 min.)
11- Chapinha
Técnico: Paulo Moroni
Vitória:
1- Viafra
2- Romário
3- Alison
4- Léo Fortunato
5- Bida
6- Léo
7- Uelliton
8- Ernani (18 Edson 2T, 17 min.)
9- Neto
10- Elkeson
11- Rildo
Técnico: Antônio Lopes
Cartões Amarelos:
Botafogo: Henrique (24 min. 1T); Ricardo Mamborê (20 mim. 2T); André Oliveira (26 min. 2T); Charles Vagner (39 min. 2T); Ivan (43 min. 2T).
Vitória: Rildo (3 min. 2T); Léo (38 min. 2T); Romário (46 min. 2T).
Cartões Vermelhos: sem ocorrência.
Jornalista Fábio Fernandes
Equipe Botashow
João Azevêdo abre 39° Salão do Artesanato e anuncia novas ações para o
setor produtivo
-
O governador João Azevêdo abriu oficialmente, na noite dessa sexta-feira
(10), a 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado
pelo Go...
Nenhum comentário:
Postar um comentário