MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

MARQUE O BOTAFOGO-PB NA TIMEMANIA

sábado, 6 de fevereiro de 2010

DE MASCOTE A PRESIDENTE



LUCIANO WANDERLEY FILHO, EX-PRESIDENTE DO BOTAFOGO/PB


LUCIANO WANDERLEY FILHO
O ex-presidente do Botafogo (1999 – 2001), Luciano Wanderley conversou com a equipe do BotaShow, e nos contou sobre a sua história de dedicação e amor ao Botafogo Futebol Clube da Paraíba.

Tudo começou na inauguração do estádio José Américo de Almeida (O Almeidão), na capital paraibana, em 03 de março de 1975. Aos 10 anos de idade, Luciano entrou como mascote do Botafogo/PB no jogo contra o Botafogo/RJ. Luciano lembra que o Botafogo paraibano era treinado pelo professor Pedrinho Rodrigues, e o Botafogo carioca pelo professor Zagalo, que inclusive lhe deu um forte abraço. O “Belo” perdeu por 2 a 0, naquela oportunidade, porem o Botafogo Futebol Clube da Paraíba ganhou um torcedor incondicional.

Curiosidade: o presente de aniversário nos quinze anos de Luciano, em 06 de março de 1980, foi a memorável vitória do Botafogo/PB sobre o “super time” do Flamengo/RJ, em pleno Maracanã, pelo placar de 2 a 1.

Luciano chegou a jogar nas categorias de base mirim e infantil do Botafogo/PB, mas sem habilidades para se tornar um jogador profissional, passou a figurar nos quadros sociais do Clube. Aos 18 anos foi o mais jovem conselheiro eleito do Botafogo/PB.

Na gestão do ex-presidente Carlos Rangel, Luciano foi diretor de patrimônio e vice-presidente do Clube. Nessa época, após 20 anos sem o Botafogo/PB conseguir ser campeão estadual dentro de Campina Grande, em 1988, a vitória de 2 a 0 sobre o Treze, com dois gols do ponta direita Henrique, trouxe o título daquele ano para a Maravilha do Contorno. A festa de comemoração do título, realizada no Bar Dionaldo, na Praia do Poço, deixou fortes lembranças no nosso amigo Luciano Wanderley.

Luciano conta que na seqüência, continuou como vice-presidente do Botafogo/PB, agora na gestão de Luciano dos Santos Lima, que após mais uma crise administrativa no Clube, renunciou ao cargo, e pediu para que o Luciano Wanderley (23 anos) completasse o seu mandato. E assim aconteceu, o Botafogo em 1989 ficou como terceiro colocado no campeonato estadual.

Virando mais uma página na história de lutas do nosso amigo Luciano, o período entre 1990 e 1996, longe da diretoria do Clube, ele aproveitou para curtir os jogos no meio da torcida do “Belo”, chegou a ser membro (vice-presidente) da Torcida Organizada Fogomania, aonde junto com seus companheiros de arquibancada acompanhou os jogos do Botafogo/PB dentro e fora de casa.

Na gestão de Nelson Lira, Luciano voltou a participar da diretoria do Clube, como vice-presidente. O Botafogo/PB em 1998 completava 10 anos desde a sua última conquista de título estadual. Naquele ano, com o apoio do programa “Vale Legal” do Governo do Estado, a torcida do Botafogo lotou todos os jogos do Botafogo, chegando inclusive a estabelecer um recorde de público nos estádios da Paraíba que dura até os dias de hoje, 44.268 pessoas estiveram no Almeidão para ver Vivi (centroavante do “Belo”) fazer Botafogo/PB 2 x 0 Campinense Clube. Título de campeão paraibano muito comemorado por todos na época, invadindo as ruas do bairro do Cristo Redentor, ao som do hino do Botafogo.

O ano seguinte, 1999 foi marcado por uma grande crise administrativa no Clube, segundo Luciano, a maior na história do Clube até então. A renúncia do presidente Nelson Lira, que pediu para que seu vice, Luciano, renunciasse também, gerou um desentendimento entre eles. Luciano não renunciou, assumiu a presidência do Clube e foi campeão estadual daquele ano, em uma final emocionante contra o Treze, no estádio O Almeidão. O Botafogo jogava pelo empate, o resultado foi 2 x 2, e os comandados do Professor Neto Maradona faturaram o Bi-Campeonato estadual.

As desavenças vividas entre Nelson Lira e Luciano Wanderley foram deixadas de lado ao longo do tempo. Hoje a convivência de ambos é pacífica e harmoniosa, conta Luciano Wanderley, “o Botafogo precisa da união de todos nós”, finalizou.

A gestão de Luciano como presidente do Botafogo Futebol Clube da Paraíba foi concluída no ano de 2001. Ele fez questão de enfatizar a colaboração e empenho de toda sua diretoria, e citou: Ariano Wanderley (vice-presidente), Sílvio da Silva Tó (presidente do conselho deliberativo), Leví (diretor jurídico), Raimundo Nóbrega, Sebastião Almeida, Pedro Magazini, Eriberto Navarro e Zarque Ernesto (diretor de futebol amador – “muito competente”).

Trabalhos lembrados na gestão de Luciano: a construção do campo José Flávio Pinheiro de Lima e arborização na Maravilha do Contorno.

Hoje em dia, Luciano Wanderley afirma que o Clube está em excelentes mãos, e que o trabalho de Breno Morais, Alcedo Gomes e Sérgio Meira, entre outros, pela sua organização, honestidade e investimentos financeiros, trará muitos títulos ao Clube. Lembrou de como é espinhosa a vida de dirigente de futebol, “por isso todos merecem o devido respeito”.

Perguntado sobre a possibilidade de voltar a ser um dirigente do Botafogo/PB, Luciano declarou que suas atividades já passaram, “tive erros e acertos, hoje sou apenas um torcedor, vou contribuir com o Clube dentro das minhas possibilidades financeiras atuais”.

Luciano Wanderley se despediu da equipe BotaShow, desejando boa sorte ao Botafogo e afirmando que continuará prestigiando e torcendo para o seu amado Botafogo Futebol Clube da Paraíba.


Fábio Fernandes
Adm BotaShow






Um comentário:

  1. sou fã incondicional do botafogo paraibano moro no rio de janeiro a 20 anos e gostaria muito de rever ou falar com luciano vanderley filho quem pode me ajuda...beijos:simone




    tel:(21)86147588

    ResponderExcluir

TIMEMANIA - APOSTE NO BOTAFOGO-PB COMO O TIME DO CORAÇÃO!


TIMEMANIA - Marque o Botafogo-PB como seu time do coração!!!